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Spotmask

O Spotmask é um plugin de elemento de renderização incrivelmente eficaz para Mental Ray da NVIDIA no Autodesk 3dsMax.

O que é o Spotmask?

O Spotmask é um plug-in para o Autodesk 3ds Max que renderiza elementos de de precisão adicional no mental ray:

  • World Position Pass (informações de localização da cena)
  • Passagem UVW (informações de mapeamento de textura)
  • Passagem normal (dados normais da superfície)
  • Passe de velocidade (passe de velocidade para efeitos de desfoque de movimento)
  • Passagem de curvatura (saída convexa e côncava)
  • Passe de profundidade (shader de profundidade)

Esses passes avançados de saída permitem que os artistas em 3D façam ajustes flexíveis em suas imagens e animações durante o pós-processamento e composição.

O Spotmask é uma solução extremamente rápida e fácil de usar para os requisitos de fluxos de trabalho sérios de composição de imagem e vídeo.

Quais são os elementos de renderização do Spotmask?

World Position Pass:

O passe de posição mundial do Spotmask oferece aos artistas em 3D a capacidade de selecionar e retocar melhor qualquer região da imagem ou sequência de animação após a renderização.

Diferentemente da profundidade Z, os dados da posição mundial salvam os dados de localização independentemente da visualização da câmera: mesmo que a câmera se mova ou o objeto esteja fora da visualização da câmera, ele ainda permanece mascarado.

Dessa forma, um artista pode modificar cor, desfoque e visibilidade ou adicionar qualquer efeito às áreas selecionadas do ambiente 3D renderizado.

UVW-Pass:

Você já desejou alterar as texturas da sua cena depois que ela foi renderizada - sem renderizar tudo de novo? 

O UVW-Pass é a sua solução perfeita: basta adicionar o elemento de renderização Spotmask UVW-Pass ao mental ray e ele fornecerá as informações de mapeamento necessárias. Com essas informações da imagem, você pode acessar e alterar cada textura da sua imagem ou animação.

Velocity Pass:

O Motion blur é sem dúvida um dos componentes que consomem mais tempo na renderização de animação. 

Enquanto o 3ds Max já oferece 2 opções para gerar dados de velocidade por padrão, o Spotmask oferece uma melhoria significativa para o movimento da câmera. O elemento de renderização de velocidade padrão não gera dados dependentes da visualização e ignora completamente o movimento da câmera. Só funciona para cenas com uma câmera estática. O canal de velocidade do Buffer G considera os movimentos da câmera e cria dados dependentes da visualização, mas o movimento da câmera é considerado incorretamente e o desfoque se move em direções erradas.

Normal Pass:

Esse elemento de renderização permite armazenar as direções nas quais todas as superfícies estão voltadas. Esses dados podem ser usados posteriormente para gerar reflexões precisas para fontes de luz que não existiam durante a renderização original. O Spotmask exporta direções normais no espaço de cores bruto e preso do espaço do mundo mental ray, espaço do objeto e espaço da câmera.

Curvature Pass:

O Spotmask implementa um passe de renderização de curvatura muito preciso e personalizável. O elemento de renderização Curvature determina com que intensidade a superfície dos objetos se dobra em um determinado local. Também diferencia entre ângulos convexos e côncavos. 

Essas informações podem ser usadas durante o pós-processamento para detectar e modificar ranhuras e sulcos nos objetos. Por exemplo, os artistas podem controlar duas propriedades de topologia diferentes na imagem final: as áreas de geometria que são "abauladas" (convexas) ou "inseridas" (côncavas). Pode enriquecer sua composição final com uma aparência bonita AO-fake ou detalhes de cores extras em seções de malha amassada.

Thickness Pass:

Esse elemento de renderização determina a espessura do volume dos objetos sobre sua superfície. 

Essas informações podem ser usadas posteriormente para adicionar modificações, como transparência ou coloração, a objetos que consideram seu volume em vez de uniformes.

Vantagens do Spotmask

Velocidade, flexibilidade e acesso a capacidades avançadas de pós-processamento de imagens.

Todos possuem clientes que gostariam de mudar de cor, desfoque ou qualquer outro efeito após o término das animações. E cada um de nós sabe quanto tempo e recursos custam para renderizar tudo novamente devido a uma pequena mudança na cena. Os métodos avançados de pós-processamento, facilitados pelo Spotmask, permitem que você execute essas tarefas com eficiência em seu software de compostagem favorito (Fusion, Nuke etc.), sem repetir trabalhos de renderização demorados.

O Spotmask é ideal para:

Artistas de animação, diretores técnicos, estúdios de cinema e todos os que produzem animações demoradas que estão sujeitas a mudanças contínuas. Além disso, o uso de uma passagem de velocidade na composição pode criar uma substituição aproximada do desfoque de movimento que geralmente parece quase tão boa quanto o desfoque de movimento renderizado - em uma fração do tempo necessário.

Compatibilidade

O Spotmask foi criado para o renderizador de raio mental do 3ds Max. Ele suporta totalmente a renderização em rede e a renderização distribuída. 

Versões suportadas do 3ds Max: 3ds Max 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 (32 e 64 bits).

Requisitos de sistema

Microsoft DirectX 9.0c

3ds Max 2015

3ds Max 2014

3ds Max 2013

3ds Max 2012

3ds Max 2011

3ds Max 2010

Maya 2015

Maya 2014

Maya 2013

Maya 2012

Maya 2011

Maya 2010

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