Solicitar Orçamento

Blog


Fique por dentro das novidades do mercado de software e tecnologia.

A importância de ter um software de estatística

21/02/2024 12:11:04

Os dados estão se tornando cada vez mais relevantes para as empresas, pois permitem que os gestores tomem as melhores decisões para o desenvolvimento do negócio. Uma ferramenta capaz de auxiliá-los nessa questão é o software de estatística, tecnologia que coleta informações, usa Inteligência Artificial (IA) para analisá-las e gerar relatórios gerenciais.

Assim, graças aos avanços tecnológicos, hoje as empresas conseguem usar tecnologias de ponta para adotar a cultura Data Driven em suas rotinas. Isto nada mais é do que o uso de dados para analisar o mercado, fazer planejamentos e tomar decisões.

Esse tema é muito importante e pode ser decisivo para o futuro da sua empresa! Por isso continue esta leitura para se aprofundar nele!

Qual a importância de um software de estatística?

Como o nome indica, um software de estatística é um programa que coleta informações de variadas fontes e trabalha os dados para gerar planilhas, gráficos e relatórios que serão úteis para os gestores do negócio.

Isso traz uma ampla gama de interpretações sobre a organização, os consumidores e o mercado de forma geral. Além disso, possibilita que você saiba quais são as melhores decisões a tomar para impulsionar o desenvolvimento e os resultados da sua empresa.

Atualmente, tomar as melhores decisões é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio, seja qual for seu porte ou ramo. Posto isso, qualquer experiência negativa pode fazer com que os consumidores não voltem a comprar seus produtos e serviços, ou até mesmo se tornem detratores da sua marca.

Saiba que, quando você implanta esse tipo de software, você estará rumando para a cultura Data Driven, em que as práticas e decisões são tomadas com base em dados. Aqui não existe meras suposições ou achismos.

Dados da Forrester mostram que negócios que utilizam software de estatística e cultura Data Driven crescem 30% ao ano. Isso acontece porque, segundo o mesmo estudo, as empresas aplicam esse conceito para diferentes objetivos.

Veja as principais finalidades das empresas que usam dados:

• 45%: entender mais profundamente sobre seus consumidores e público-alvo;
• 37%: atrair consumidores com ofertas customizadas;
• 30%: antecipar demandas, comportamento e necessidades dos clientes;
• 28%: melhorar seus produtos e serviços a partir das informações obtidas.

Além disso, é importante que os gestores transformem digitalmente ou modernizem seus processos o quanto antes, pois 73% das organizações brasileiras já têm seus negócios orientados para dados. Portanto, é fundamental aproveitar os benefícios de um software de estatística para manter sua competitividade no mercado.

No entanto, infelizmente, apenas 28% dessas empresas conseguem usar seus dados adequadamente. Isso significa que você pode se destacar perante outros concorrentes que já implementaram a cultura Data Driven se souber usar seus dados corretamente. As vantagens são diversas e extremamente valiosas.

Confira!

Quais as principais vantagens que um software de estatística proporciona?

Os benefícios de um software de estatística estão diretamente relacionados com o crescimento do negócio, sendo um grande aliado para que você se destaque no mercado. Entenda melhor essas vantagens a seguir.

Insights

Mesmo com uma ampla equipe de colaboradores, é capaz que em algum momento eles se sintam cansados ou fiquem confusos em meio a tantos dados. Desse modo, como os recursos do sistema são automatizados, com um software de estatística, você terá insights que não seriam obtidos com trabalhos manuais.

Aliás, também é possível que essa solução funcione por tempo integral e fora de horário comercial; ou seja, analisará os dados de forma integral, mesmo que não haja colaboradores à disposição.

Precisão

As informações conquistadas pela tecnologia são excepcionalmente precisas, pois os dados coletados são concretos, reais e objetivos. Basicamente, essa vantagem é obtida pelo fato de computadores conseguirem trabalhar um imenso volume de dados sem incorrer em falhas manuais.

Além de não conter erros, os relatórios fornecidos são altamente detalhados, fazendo com que você saiba o que está acontecendo no mercado e até mesmo dentro de sua própria empresa.

Assertividade

O principal benefício do software de estatística é maior assertividade nos seus procedimentos. Cada uma das medidas tomadas na empresa será baseada em informações concretas e seu processo de tomada de decisão se tornará mais ágil, pois o sistema atualiza informações nos seus relatórios e painéis de controle em tempo real.

Assim, os gestores não precisam aguardar muito tempo para obter os insights necessários para tomar as melhores decisões.

Atualmente, os sistemas mais avançados usam Inteligência Artificial e Machine Learning (Aprendizado de Máquina). Isso serve, por exemplo, para identificar padrões dentro dos dados coletados, além de aprimorar seus próprios algoritmos automaticamente. Portanto, a solução está sempre em constante evolução e encontrando novos padrões.

Entenda a relação entre software de estatística e cultura Data Driven

Tomar decisões a base de dados reais, transparentes e concretos é fundamental para implementar a cultura Data Driven na empresa e usufruir de seus muitos benefícios, como:

• Economia: com essa cultura é possível gerenciar melhor seus riscos, já que a ocorrência de decisões prejudiciais à empresa é minimizada;
• Predição: gestores conseguirão antecipar movimentações do mercado de concorrentes, tendências dos consumidores e muito mais;
• Otimização: será possível fazer com que todas as estratégias tenham melhores resultados, otimizando todo o investimento da campanha;
• Inovação: ao presenciar os resultados concretos da cultura Data Driven, os demais líderes estarão dispostos a adotar novas tecnologias e utilizá-las em sua rotina.

Dessa forma, é preciso tomar diversas medidas na jordada para a cultura Data Driven, mas implementar um software de estatística é a principal delas. Porém, antes de contratar um software de estatística, é fundamental encontrar um ótimo fornecedor, que tenha parceria oficial com vários fabricantes de tecnologia e ampla expertise para implantar essa tecnologia em seus clientes.

E tudo isso com um atendimento de qualidade, como a OSB Software faz. Quer ter o software de estatística ideal para seu negócio?

Conheça já a OSB Software, uma das principais revendedoras de software de estatística no país!

Últimos posts