Fique por dentro das novidades do mercado de software e tecnologia.
21/05/2024 20:01
Os dados estão se tornando cada vez mais importantes para a sobrevivência e desenvolvimento de uma empresa. A coleta incorreta deles é extremamente prejudicial para seu futuro. Para ajudar a superar essa questão, você pode implementar a análise preditiva de dados em sua rotina, conceito que trará benefícios para várias áreas da sua organização.
Essa é uma inovação que te ajudará a saber como se preparar para o futuro do negócio tomando as melhores decisões. Se você quer saber mais sobre o tema, leia este conteúdo em que esclarecemos como funciona esse tipo de análise, suas vantagens e as principais formas para aplicá-la.
Confira!
Análise preditiva consiste na utilização de soluções especializadas que estudam dados com o objetivo de encontrar tendências, cenários e possibilidades para um futuro próximo ou distante. Você terá uma visão mais ampla sobre a empresa e seu mercado, obtendo insights valiosos para saber como se preparar antecipadamente para oportunidades, crises, situações desafiadoras etc.
Geralmente a quantidade de informações analisada é excepcionalmente volumosa, o que torna inviável que essa atividade seja realizada manualmente pelo fato de que demandaria um grande número de recursos e muita mão de obra. Por isso, essa é uma tecnologia fundamental para garantir que sua organização tenha um bom processo decisório efetivo.
Essa inovação está se tornando mais popular com o tempo, já que estudos mostram que 93% das empresas brasileiras reconhecem a relevância dos dados para sua rotina em 2022; ou seja, estão tomando decisões com base em dados.
No entanto, saiba que apenas 17% desses negócios alcançaram o nível de maturidade necessário na cultura data driven, metodologia que estabelece que todos processos sejam baseados inteiramente em dados. Portanto, você conseguirá manter ou adquirir grande relevância no mercado se investir em uma solução de qualidade para análise preditiva de dados.
Na prática, você deve implementar um software estatístico, uma inovação que entrega uma série de ferramentas para fazer a análise dos dados, além de trazer soluções importantes para questões mais complexas do negócio.
Porém, entenda que há estratégias e boas práticas específicas que precisam ser seguidas para garantir que você consiga implantar a análise preditiva no seu dia a dia.
Veja elas a seguir:
· Criar uma cultura data driven: primeiro tenha certeza de que seus líderes aproveitarão os dados para melhorar as tomadas de decisões; o que só é alcançado com a implantação de uma cultura organizacional voltada para esse fim;
· Planejar a implementação: crie uma estratégia para adoção do sistema. Ela deve conter itens como orçamento, responsáveis, cronograma e outros aspectos;
· Escolher um software de qualidade: é crucial que você opte por uma tecnologia de qualidade que ofereça uma série de instrumentos para análise de dados e classifique, organize, transporte, visualize dados úteis em poucos cliques;
· Firmar uma parceria estratégica: escolha um fornecedor que preze pela qualidade dos softwares e tenha um bom atendimento.
Ao aplicar esse processo você conseguirá várias vantagens competitivas para seu negócio, sendo alguns dos principais:
Graças à antecipação de comportamento dos clientes, a empresa pode criar novas estratégias de retenção e se preparar melhor para a perda de consumidores e até mesmo evitá-las. Isso é possível porque um bom programa indica a possibilidade de quando seu público não está mais satisfeito com seus produtos ou serviços.
Essa vantagem consiste em saber a possibilidade de novos clientes se interessarem por seus produtos. Com a análise preditiva, você poderá abordá-lo de forma mais precisa e eficiente, aumentando suas chances de venda.
A análise preditiva melhora suas campanhas de marketing ao conseguir prever compras ou respostas dos clientes. Ela também garante uma abordagem mais assertive para cada tipo de perfil. Outra função é promover oportunidades de venda cruzada, maximizando os resultados dos seus vendedores, da sua equipe de marketing e do seu negócio.
Esse conceito também ajuda na segurança do seu negócio ao combater fraudes. Basicamente, uma aplicação de análise completa permite que você examine todas as ações que ocorrem em uma rede em tempo real.
Com isso, você pode identificar imediatamente quaisquer anormalidades, acessos suspeitos, vulnerabilidades de dia zero e outros riscos que podem gerar fraudes.
Suas operações diárias também serão melhoradas, já que com modelos preditivos você pode antecipar estoques e recursos antes que eles acabem. Assim, você evita futuros desperdícios, rupturas de estoque (quando o cliente não encontra o que deseja), excesso de mercadorias, entre outros.
A análise preditiva engloba estudo sobre as pontuações de crédito, que incorpora todos os dados importantes para a credibilidade de uma pessoa. Com esse conhecimento, você sabe melhor a probabilidade de inadimplência nos pagamentos.
Existem diferentes formas de aplicar a análise preditiva de dados no campo prático.
Veja quais são elas a seguir:
Python é uma linguagem de programação projetada para ser mais simples e fácil de aprender. Basicamente, é um aplicativo web em que o desenvolvedor executa diversas linhas e blocos de código. Ela é bastante utilizada para gerar uma visão mais clara das informações coletadas, interpretá-las e fazer previsões.
R envolve vários softwares que visam fazer cálculos, manipular informações e criar gráficos. Para isso, ela inclui armazenamento e gestão de dados, cálculos em matrizes, integração com outras soluções de análise de dados, programas gráficos etc. Essa linguagem é tanto de programação como estatística e pode ser usada para criar soluções de análise de dados e estatística.
Minitab Statistical software é uma tecnologia que utiliza recursos de ponta para identificar padrões e tendências a partir de informações. Essa plataforma usa soluções como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML ou aprendizado de máquina) para analisar os dados, trabalhá-los e gerar relatórios, planilhas e gráficos.
Machine Learning é uma tecnologia que identifica padrões automaticamente e aprimora seu próprio código sem a intervenção de profissionais. Por isso, ele está sempre em constante aprimoramento e entregando melhores resultados.
Essa tecnologia ainda conta com inúmeros outros recursos úteis para a gestão e processo decisório da organização, como explorar dados, fazer inferências, testes estatísticos, entre outras utilidades.
Investir na análise preditiva de dados permitirá que seu negócio se prepare para futuras crises, melhore o relacionamento com os clientes, antecipe mudanças de comportamento de consumo, elimine ameaças e mais.
Mas, para isso, é necessário suporte. Portanto, a adoção de uma tecnologia eficaz como o Minitab Statistical Software é recomendada.
Portanto venha conhecer mais sbre os recursos, benefícios e funcionalidades do Minitab Statistical Software!