Fique por dentro das novidades do mercado de software e tecnologia.
16/10/2025 17:23
Em uma projeção recente, foi apontado que o volume de dados chegará próximo a 200 zettabytes ainda durante o ano de 2025, ou seja, são aproximadamente 400 milhões de terabytes de dados criados por dia. E, mesmo com o crescimento exponencial de volume de dados, apenas 22% das empresas brasileiras fazem uso desses dados de forma estratégica.
Para não ficar para trás, a análise de dados é prioridade, e a capacidade de entendê-los e transformá-los em decisões assertivas precisa acontecer. Para facilitar o trabalho com dados para as empresas, a Minitab criou o Minitab Solution Center, um hub que junta todas as soluções da Minitab em um só lugar, com ferramentas avançadas para análise, gerenciamento e visualização de informações.
Ao decorrer deste artigo, você entenderá como aproveitar todos os recursos do Minitab Solution Center e aumentar a eficiência operacional do seu negócio.
Minitab Brainstorm: para a criação de modelos de previsão e planejamento
A primeira etapa é entender e utilizar o Brainstorm. Essa ferramenta foi criada para organizar as ideias, categorizá-las e otimizá-las através de recursos visuais e intuitivos. Para facilitar a estruturação e organização de ideias, é possível utilizar modelos como:
Diagramas de espinha de peixe (causa e efeito): importante para mapear as causas de um problema, colocando-os em categorias que se conectam ao ponto que representa o problema. Essencial para análises profundas e complexas para chegar à causa-raiz e garantir uma solução eficaz.
Mapas mentais e de ideias: tenha todas as suas ideias organizadas de forma visual, conectadas em um tópico central. Estruture em níveis hierárquicos para facilitar estudos e resoluções de problemas.
Árvores CTQ (crítico para a qualidade): para entregar a maior satisfação ao cliente final, a árvore CTQ tem o objetivo de levantar o que o cliente espera de produtos ou processos que podem ser melhorados.
O Minitab Brainstorm, com ferramentas visuais e colaborativas, veio para colocar ordem nas informações e transformar ideias para uma tomada de decisão ainda mais certeira e eficiente.
Minitab Data Center: preparação de qualidade dos dados
Após definir as ideias, o Minitab Data Center é o ideal para preparar e validar os dados que serão importantes para a adoção da estratégia escolhida. Com ele, é possível:
Automatizar a verificação da qualidade dos dados para maior precisão e completude;
Elaborar resumos rápidos com as principais métricas;
Definir um padrão automático para tarefas repetitivas e futuras análises;
Ter uma visualização interativa de dados, por meio de grades.
Minitab Statistical Software: análise estatística completa
Com os dados preparados, utilize o Minitab Statistical Software para análises estatísticas avançadas. Com essa solução, é possível não apenas analisar dados recentes, como também dados passados para entender tendências e prever padrões.
O Minitab Statistical Software é uma plataforma intuitiva e fácil de ser usada, onde qualquer colaborador de uma equipe é capaz de prever melhorias, fazer projeções e aprimorar processos.
Conte com a criação de testes estatísticos para garantir a tomada de decisão ideal e alcançar um novo patamar na excelência de negócios.
Quer saber mais sobre o Minitab Statistical Software? Leia mais em: Descubra as funcionalidades do Minitab Statistical Software
Minitab AI: inteligência artificial para insights profundos
Para apoiar a sua análise, a Minitab entrega o módulo Minitab AI, uma inteligência artificial que traz insights automáticos e recomendações estratégicas. A inteligência é capaz de entender padrões e sugerir ajustes baseados em dados estatísticos.
A partir de dados analisados estatisticamente e insights levantados pelo Minitab AI, entender causas de variações nos resultados, transformar informações complexas em acessíveis e sugerir ações com base em tendências se tornou muito mais fácil, apoiando gestores em qualquer área de atuação.
Minitab Dashboards: visualização e monitoramento para tomada de decisões
Para apresentar e acompanhar, o Minitab Dashboards traz painéis personalizados e interativos, que contribuem na visualização de métricas, acompanhamento de resultados e compartilhamento de insights com todo o time. Com esse recurso, sua empresa garante:
Visualizações dinâmicas e fáceis de serem interpretadas;
Atualizações de informações automáticas, através de dados levantados em tempo real;
Compartilhamento rápido e fácil de informações com diversas áreas da empresa.
A tomada de decisão, quando apoiada por dashboards que entregam uma visão geral e intuitiva dos dados, é feita de maneira assertiva e eficiente.
Garanta uma análise de dados assertiva para a sua empresa e destaque-se no mercado
O Minitab Solution Center tem o objetivo de evoluir a análise estatística, entregando ferramentas para preparação, análise, automação e visualização de dados em um único ambiente. Com esse hub, alocado em nuvem, empresas conseguem aumentar a sua produtividade, precisão e controle sobre todos os seus processos.
Se você busca aumentar a eficiência e tomada de decisões para o seu negócio, o Minitab Solution Center é a sua escolha ideal. E o melhor: a OSB Software é parceira oficial da Minitab e oferece licenças legalizadas, com condições especiais e prontas para o uso.
Entre em contato com um dos especialistas da OSB Software e entenda melhor como o Minitab Solution Center pode elevar sua análise de dados e tomada de decisões.



















