Fique por dentro das novidades do mercado de software e tecnologia.
08/10/2025 14:42
O setor de TI não é mais apenas o suporte técnico de uma empresa. Agora ele tem o seu local na estratégia e deve ser levado em consideração, uma vez que as infraestruturas de negócios e complexidade de sistemas não param de crescer. E com esse novo destaque, surgem demandas crescentes e muitos times se veem no desafio de fazer entregas eficientes e ágeis, com baixo custo e menos erros.
Para apoiar essas equipes, as soluções de ITSM (IT Service Management) entram em cena. Com elas, é possível estruturar de forma estratégica como os serviços de TI são feitos, controlados e otimizados de maneira contínua, produtiva e econômica.
Mas, o que é realmente o ITSM e como ele ajuda a reduzir custos e aumentar a eficiência? Ao longo deste artigo, essas perguntas serão exploradas.
O que é ITSM e por que ele é fundamental?
O ITSM é a junção de práticas e ferramentas com o objetivo de facilitar a gestão dos serviços de TI. Ele conta com soluções como gerenciamento de incidentes, problemas, mudanças e ativos, para que a operação de TI esteja estável e sempre alinhada com o propósito da empresa.
Além de ser uma plataforma para controle, o ITSM garante também a padronização, automação e visibilidade para que erros humanos sejam evitados e as respostas para incidentes venham de forma rápida e proativa. No geral, o ITSM otimiza e organiza o fluxo operacional do setor de tecnologia.
Visibilidade e controle: como apoiam na redução de custos
Um grande desafio na área de TI é a possibilidade de controlar o orçamento sem que isso afete negativamente a performance. E o ITSM é o seu aliado para superar esse obstáculo.
Através da capacidade em centralizar informações sobre incidentes, solicitações, licenças e dispositivos, a solução oferece uma visão completa da infraestrutura de tecnologia que possibilita a identificação de riscos, redundâncias e gastos desnecessários, localizados em:
Licenças de softwares que estão duplicadas, vencidas ou não utilizadas;
Equipamentos em desuso ou desnecessários;
Retrabalho por falta de conhecimento de problemas que já ocorreram;
Erros que não ocorreriam com manutenções preventivas.
Ademais, uma ferramenta de ITSM gera relatórios personalizáveis e automatizados, para que as decisões sejam tomadas com base em dados, facilitando na otimização de investimentos, renegociação de contratos e utilização eficaz do orçamento.
Eficiência operacional em um outro nível com apoio de automação
Outro grande benefício de adotar um software ITSM é a possibilidade de automação de ações repetitivas, como a criação e movimentação de tickets, atualização de status e envio de alertas. Ao automatizar essas tarefas, o time de TI fica disponível para atuar em frentes de maior importância.
Em adição, o sistema faz a gestão de incidentes e mudanças de forma mais rápida e precisa, através de categorização e priorização de chamados com base na gravidade, atribuindo os responsáveis enquanto rastreia todas as ações.
Com a automação de uma ferramenta de ITSM, a empresa não garante apenas uma maior eficiência operacional como também diminui o tempo de respostas, resultando numa melhora dos indicadores de SLA e da satisfação de clientes e colaboradores.
A combinação essencial: ITSM e gestão de ativos
Para que todo o poder de um ITSM seja extraído, é importante que ele seja apoiado por estratégias de gestão de ativos de TI (ITAM), uma vez que é essa base que fornecerá insights para a otimização da operação.
Soluções como o Lansweeper se destacam por oferecerem descoberta de forma automática e detalhada de todos os ativos de TI, IoT e nuvem existentes na empresa. As ferramentas são capazes de criar um inventário centralizado e em tempo real, para conversarem diretamente com práticas ITSM.
E é com essa combinação que uma empresa garante:
Visibilidade total de dispositivos, softwares e usuários;
Controle do ciclo de vida de licenças e hardwares;
Prevenção de falhas e vulnerabilidades;
Dados em tempo real para análises e tomada de decisões.
Com esses benefícios, as operações de TI tornam-se eficientes e seguras, com cada ativo sendo usado de forma estratégica e alinhada com os objetivos de negócio.
O verdadeiro retorno financeiro para o seu negócio
Empresas ao redor do mundo combinam a gestão de ativos de TI com ITSM e confirmam uma redução importante de custos alinhada ao ganho de produtividade. Quando os impactos são analisados, é possível perceber uma redução de até 30% nos custos operacionais de TI, uma vez que é feito um melhor aproveitamento dos recursos existentes, como a diminuição de inatividade de sistemas e dispositivos e o controle de licenças e compliance.
Esse movimento não reflete apenas nas operações do setor de tecnologia, como também na empresa inteira, apoiando a eficiência operacional, segurança da informação e saúde financeira.
Escolha a OSB Software e Lansweeper para serem seu apoio na transformação digital
Garantir controle, inteligência e visibilidade sobre ativos de TI deve ser uma prioridade. E é para isso que o Lansweeper está aqui. A OSB Software é parceira oficial do Lansweeper no Brasil, oferecendo licenças legalizadas e prontas para serem colocadas em uso.
O que acha de dar o próximo passo e entender mais sobre como a Lansweeper auxilia empresas no mundo inteiro? Fale com a OSB Software e entenda como alcançar a eficiência operacional.



















