Solicitar Orçamento

Blog


Fique por dentro das novidades do mercado de software e tecnologia.

Minitab Statistical Software: o software inteligente

22/02/2024 12:56:35

As empresas que mais crescem no mercado são aquelas que tomam decisões por dados, já que os resultados mostram que elas são 22% mais lucrativas e geram 70% mais receita por colaborador. No entanto, apenas um software completo, que usa da Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), pode garantir esses ganhos para o seu negócio. Estamos falando do Minitab Statistical Software.

Esse é um software de estatísticas que permite que você tenha uma visão transparente e detalhada de todo o negócio e assim faça análises preditivas do mercado, gerencie melhor seus recursos e mais, podendo ser ideal para atender suas necessidades.

Entenda melhor como essa aplicação será útil para o futuro do seu negócio conhecendo seus diferenciais a seguir!

Minitab Statistical Software e todas suas funções

Desenvolvido pela Minitab Inc., o Minitab Statistical Software é uma solução para estatísticas voltadas para a gestão, entregando diferentes ferramentas para a análise de informações relevantes para solucionar as questões mais complexas do seu negócio.

Sendo assim, suas funcionalidades possibilitam que você visualize, estude e aproveite de um grande número de informações sobre a sua empresa, clientes, o mercado, entre outros. Essa inovação ajuda você a ser mais assertivo com tomadas de decisão, já que ela traz benefícios como insights relevantes sobre o mercado e análises preditivas.

Veja um panorama geral das suas funcionalidades e como contribuem para a rotina da empresa a seguir.

Intuitividade na importação de dados

O Minitab Statistical Software é desenhado especialmente para ser intuitivo e de fácil utilização. Você, demais líderes e colaboradores conseguirão aproveitar de ferramentas consideradas tanto de nível básico como avançado.

Além disso, essa característica minimiza treinamentos e tempos de adaptação, especialmente se a empresa já implementou uma cultura organizacional data driven e é voltada à inovação.

Com apenas um clique, você poderá, por exemplo, categorizar, organizar, empilar, visualizar, recodificar, transformar e mover informações agilmente. Essa facilidade é ideal para validar e medir a qualidade dos seus processos, contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos.

Exploração de dados

Apesar de um grande número de empresas investir em dados, apenas 29% delas afirmam fazer uma boa análise das informações obtidas. Isso ocorre pelo fato dessas organizações não terem adotado uma solução de estatística que realmente aproveita dos dados coletados, um dos benefícios proporcionados pelo Minitab.

Como os trabalhos são realizados por computadores e redes robustas, você conseguirá obter insights que não seriam obtidos com análises manuais, trazendo, dessa forma, uma visão mais aprofundada e complete sobre seu negócio.

Descoberta de tendências

Graças ao uso da IA e ML, você descobrirá relações ocultas entre as variáveis do negócio. Com essas informações você poderá encontrar tendências do mercado consumidor ou concorrentes.

Análise preditiva

A análise preditiva é usada para antecipar movimentações do mercado. Ou seja, são feitas análises dos dados atuais e passados para identificar tendências, possibilidades e padrões tanto do presente como do futuro.

Na prática, são aplicadas ferramentas de análise fatorial, regressão de logística e variáveis de clusters que permitem:
• conhecer possíveis crises e se preparar para superá-las;
• prever oportunidades e estudar como pode aproveitar delas;
• perceber movimentações e tendências do mercado, podendo criar melhores estratégias para adaptar seu negócio.

Estatística descritiva

Você não precisa ter conhecimentos de estatística para usar essa tecnologia, já que a solução automatiza ações como a identificação de correlações, outliers, distribuições, busca de valores faltantes etc.

Com apenas poucos cliques e sem precisar de conhecimentos técnicos, seu pessoal conseguirá fazer teste-t pareado, de normalidade, de uma ou duas proporções e de qui-quadrado não paramétricos.

Visualizações

A aplicação também possibilita que você personalize a forma que os dados aparecem em gráficos, planilhas ou relatórios.

Alguns exemplos de visualizações possíveis com essa tecnologia são:
• gráficos de séries temporais;
• diagramas de dispersão;
• gráficos de bolha;
• diagramas de pontos;
• histogramas;
• cartas;
• boxplots.

Assim, todas essas informações ainda passam por atualização automática e em tempo real, o que significa que você não precisa esperar para ter acesso aos relatórios. Como também, é possível que você tenha um melhor detalhamento dos dados com a função Brush do Minitab, que amplia os atributos desejados no gráfico para fazer uma análise mais detalhada.

Caso seja necessário, ainda é possível compartilhar ou exportar os resultados diretamente para documentos Microsoft Word, Powerpoint, Workspace, entre outros programas.

Aliás, outra possibilidade é a integração com linguagem de programação Python, possibilitando que seu fornecedor desenvolva funções ou execute scripts personalizados, ampliando seus recursos e utilidades ao seu negócio.

Todas essas funções são muito importantes, mas ainda não estamos falando das principais. Entenda um pouco melhor agora como o Minitab Statiscal Software está ligado à Inteligência Artificial e Machine Learning.

Confira!

Minitab Statistical software e a Inteligência Artificial para análise de dados

Uma das características mais marcantes dessa solução é aplicação de algoritmos de IA, uma tecnologia excepcionalmente ampla que simula lógica e comportamento humano. Quando essa inovação é aplicada no software de estatísticas, ele não apenas coleta dados, mas trabalha para encontrar padrões, tirar conclusões, fazer correlação entre as informações, encontra discrepâncias ou anormalidades e mais.

Por isso, IA tem amplas aplicabilidades no que diz respeito à ciência de dados e estatísticas, como uso de dados transacionais e demográficos para prever o valor da vida útil do cliente (LTV ou quanto os clientes ao longo do relacionamento com a marca).

Minitab Statistical Software e Machine Learning

Machine Learning é um ramo da IA que aprende quando se alimenta de mais dados. Seus algoritmos se tornam mais complexos e mais robustos com o passar do tempo, sendo capaz de encontrar mais padrões ocultos, tendências, revelar oportunidades, analisar melhor relacionamentos dos clientes e, por conseguinte, muito mais.

O Minitab usa o ML como uma vantagem competitiva quando soluciona problemas mais rapidamente que análises tradicionais. Isso acontece porque o comportamento dos consumidores, as necessidades do mercado e outros fatores estão mudando com frequência, o que torna fundamental o uso do ML para que a tecnologia seja capaz de acompanhar a evolução do mercado.

Com base nos dados, o software sempre dará novas recomendações para mudanças, irá adapatar os processos, planejará casos de negócio e mais. Assim você sempre saberá quais são boas decisões para garantir o crescimento da empresa.

O Minitab Statistical Software atende tanto as demandas do seu negócio no presente como no futuro, já que essa tecnologia está sempre em constante aprimoramento. Por essa razão, ela se trata de um investimento que agregará cada vez mais valor ao seu negócio.

Que tal conhecer mais sobre essa solução?

Entre em contato conosco que vamos encontrar a solução ideal para sua empresa!

Últimos posts