Solicitar Orçamento

Blog


Fique por dentro das novidades do mercado de software e tecnologia.

Entenda mais sobre a cultura Data Driven

25/02/2024 11:55:34

Há algum tempo é comum ouvirmos que os dados digitais estão entre os ativos mais importantes para a gestão de um negócio. Uma evidência de que essa fala sempre esteve correta são às práticas relacionadas ao conceito de Data Driven.

A ideia dessa cultura corporativa é estabelecer uma rotina voltada à coleta e à interpretação dos dados para que os gestores tomem decisões de forma mais assertiva em qualquer situação.

Mas, será que você sabe exatamente o que é o que é a cultura Data Driven e como ela pode ser implementada em um negócio?

Continue a leitura deste post para entender tudo sobre o assunto!

O que é a cultura Data Driven?

A cultura Data Driven nas empresas pode ser descrita como uma metodologia de trabalho orientada por dados. Ou seja, é um modelo de atuação em que a coleta e a análise de informações do negócio têm papel fundamental nos processos de tomada de decisão.

O grande objetivo desse modus operandi é que os gestores possam ter um conhecimento amplo e objetivo sobre o negócio. Dessa forma, fica mais fácil identificar quais são as reais demandas da empresa, bem como as expectativas e impressões dos clientes sobre as soluções oferecidas.

Para chegar a esse resultado, é fundamental que os dados obtidos pela empresa sejam devidamente filtrados e tratados de acordo com cada necessidade. Assim, a cultura Data Driven está diretamente relacionada a métodos científicos de análise e geração de estatísticas, o que permite desenvolver estratégias modernas e eficazes para o atual cenário do mercado.

Vale ressaltar que, mesmo com a importância dos dados sendo discutida há anos, muitos negócios ainda dão menos atenção ao tema do que deveriam. Para se ter uma ideia, um levantamento aponta que, apenas nos últimos 3 anos, as empresas produziram mais de 90% do total de dados armazenados historicamente.

Essa estimativa deixa claro que o potencial para aproveitamento de dados no planejamento estratégico é real para todo tipo de negócio. Utilizando as ferramentas corretas e adotando as melhores práticas da cultura Data Driven, é possível otimizar a gestão e o desempenho de todos os setores.

Consequentemente, a empresa pode obter melhores resultados a cada melhoria implementada graças à utilização dos dados.

Quais as vantagens da cultura Data Driven?

As vantagens da aplicação da cultura Data Driven em uma empresa justificam o crescimento dessa tendência. Conheça as principais a seguir.

Aumenta a assertividade

De forma geral, dados costumam ser precisos e deixar poucas dúvidas sobre as informações que transmitem. Por isso, as tomadas de decisão no dia a dia se tornam mais assertivas quando orientadas por eles.

Em outras palavras, os gestores tendem a enfrentar menos dúvidas na hora de analisar diferentes situações. A orientação provida pelos dados se mostra vital para executar definições importantes de forma rápida, objetiva e confiável.

Empresas que se orientam por meio dos dados que gera certamente demonstram estar mais preparadas para os desafios de sua gestão. Por outro lado, iniciativas tomadas a partir de informações pouco precisas ou suposições podem trazer mais insegurança e não surtir os resultados esperados.

Promove os insights

A análise de uma grande quantidade de dados precisos e qualificados torna mais fácil a identificação de padrões e tendências na gestão empresarial. Isso permite que os gestores tenham insights valiosos na composição das estratégias e direcionamento das ações.

Compreendendo os possíveis movimentos do mercado e as formas com que a empresa é capaz de lidar com eles, os gestores podem estar sempre um passo à frente das demandas e eventuais adversidades.

Reduz os custos

Quando uma rotina de trabalho é otimizada por meio da análise de dados, torna-se possível enxugar os custos relacionados à sua operação. Isso porque as práticas se tornam mais eficientes, eliminando as etapas desnecessárias e reduzindo a necessidade de retrabalho.

De acordo com um levantamento da revista Harvard Business Review, metade das empresas que adotam a cultura Data Driven foram capazes de reduzir seus custos de forma significativa. Essa é uma excelente maneira de buscar o equilíbrio do caixa da empresa enquanto implementar uma rotina de trabalho moderna e eficiente.

Avanço tecnológico

O desenvolvimento das práticas relacionadas aos métodos orientados por dados promove também o aumento do uso de recursos tecnológicos no negócio. Essas ferramentas podem auxiliar em diversas demandas operacionais, que vão desde os processos internos até o relacionamento com clientes e parceiros comerciais.

Estamos falando de soluções que se baseiam em tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data. Sem dúvidas, esse pode se tornar um grande diferencial competitivo para destacar uma empresa frente aos seus concorrentes.

Como implementar uma cultura Data Driven em uma empresa?

Diante dos fatores que vimos, é provável que você já esteja convencido da importância da cultura Data Driven na gestão empresarial atualmente. No entanto, é comum que muitos fiquem em dúvidas sobre os passos a seguir para tirar essa iniciativa do papel.

Uma das primeiras medidas a tomar nesse sentido é preparar a equipe de colaboradores para atuarem de acordo com essa nova cultura. Afinal, é necessário um esforço conjunto para que a coleta e o gerenciamento dos dados seja efetiva, o que só é possível com um time bem treinado e engajado.

É claro que, antes disso, é fundamental que os objetivos dessa implementação tenham sido definidos, tomando como base as expectativas e os pormenores de cada empresa. Deve-se ter em mente, por exemplo, as metas que se buscará alcançar, se a empresa está em um momento de expansão e como isso se refletirá junto aos seus clientes.

Nessa nova cultura, a confecção e a utilização de relatórios gerenciais deve ser uma rotina. Esses documentos reúnem os dados de processamento que se tornarão diretrizes para as tomadas de decisão. Isso faz deste um dos processos mais importantes na cultura Data Driven, que se executa com bastante critério e conhecimento sobre a área de atuação da empresa.

Para lidar com essa demanda, o ideal é contar com um software estatístico. Essa é uma ferramenta capaz de realizar todas as demandas durante a jornada da gestão de dados, sendo responsável por realizar a coleta, armazenamento e interpretação deles, gerando relatórios e insights de forma automatizada.

Isso facilita a interpretação e análise de informações, o que acaba se convertendo em medidas práticas para otimizar as atividades do negócio como um todo.

Quer saber mais sobre essa solução?

Conheça a OSB Software e descubra como o modelo Data Driven pode se tornar uma realidade na sua empresa!

Últimos posts